investigação

Suspeito de assassinar mulher trans em Santa Maria é preso

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Arquivo Pessoal (Diário)

Um homem de 30 anos foi preso preventivamente na tarde desta quinta-feira pela morte de Morgana Claudia Ribeiro, 37 anos. O corpo da vítima - a quinta transexual assassinada nos últimos cinco meses na Região Central - foi encontrado na última terça-feira, 21 de janeiro, na casa onde morava, no Bairro Chácara das Flores. 

De acordo com a Polícia Civil, o homem, que não teve o nome divulgado, prestou depoimento acompanhado de seu advogado e admitiu que conheceu Morgana na madrugada do dia 19 de janeiro - provável data em que ela foi assassinada -, mas negou tê-la matado. A motivação do crime ainda segue sendo investigada. 

'Quando uma de nós sai de casa, não sabe se vai voltar' diz amiga de trans assassinada

A ação foi coordenada pela delegada Elizabete Shimomura, que está a frente da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoas (DPHPP). O homem foi encaminhado a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). 

O CRIME
O corpo da vítima foi localizado pela mãe por volta das 14h30min da última terça em uma casa na Rua La Paz, na Vila Cerro Azul, Bairro Chácara das Flores. A suspeita é de que o crime teria ocorrido na madrugada de domingo. O corpo dela foi encaminhado para o Posto Médico-Legal (PML), que confirmou que, segundo o laudo, a causa da morte foi traumatismo cranioencefálico. 

Morgana era conhecida pelo seu trabalho como líder espiritual na cidade. Ela era mãe de santo e realizava atendimentos na casa onde foi encontrada morta. Ela morava sozinha na residência onde o corpo foi localizado.

CINCO MORTES EM CINCO MESES
O número de crimes contra transexuais em Santa Maria e na Região Central preocupa a comunidade LGBTQI+. No início deste mês, representantes de ONGs e coletivos se reuniram com órgãos públicos para cobrar medidas após os recentes assassinatos. 

No primeiro dia de 2020, Selena Peixoto, 37 anos, foi assassinada a tiros em Dilermando de Aguiar. Dois suspeitos do crime foram presos. De acordo com a investigação, um dos suspeitos devia o valor de um cavalo comprado da vítima e ela estaria cobrando a dívida. Selena também era mãe de santo.

Já no dia 12 de dezembro de 2019, Verônica Oliveira foi morta com uma facada. O caso aconteceu na esquina Avenida Borges de Medeiros com a Avenida Presidente Vargas. Segundo as investigações, Verônica foi morta por causa de uma desavença em relação a um programa sexual. Um jovem foi indiciado pelo crime e está na Pesm.

Na madrugada do dia 7 de setembro de 2019, Carolline Dias, 27 anos, foi morta com um tiro nas costas em Santa Maria, também na esquina das avenidas Presidente Vargas e Borges de Medeiros. Uma pessoa foi indiciada pelo crime e está na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).

Em menos de 24 horas, na noite do dia 7, Mana, 37 anos, foi morta a facadas por dois homens. O crime aconteceu na Zona Oeste e a dupla autora também está na Pesm. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem é atropelado na BR-158 em Santa Maria Anterior

Homem é atropelado na BR-158 em Santa Maria

Presos dois suspeitos do assassinato de casal encontrado em rio de São Gabriel Próximo

Presos dois suspeitos do assassinato de casal encontrado em rio de São Gabriel

Polícia/Segurança