data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Arquivo Pessoal (Diário)
Um homem de 30 anos foi preso preventivamente na tarde desta quinta-feira pela morte de Morgana Claudia Ribeiro, 37 anos. O corpo da vítima - a quinta transexual assassinada nos últimos cinco meses na Região Central - foi encontrado na última terça-feira, 21 de janeiro, na casa onde morava, no Bairro Chácara das Flores.
De acordo com a Polícia Civil, o homem, que não teve o nome divulgado, prestou depoimento acompanhado de seu advogado e admitiu que conheceu Morgana na madrugada do dia 19 de janeiro - provável data em que ela foi assassinada -, mas negou tê-la matado. A motivação do crime ainda segue sendo investigada.
'Quando uma de nós sai de casa, não sabe se vai voltar' diz amiga de trans assassinada
A ação foi coordenada pela delegada Elizabete Shimomura, que está a frente da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoas (DPHPP). O homem foi encaminhado a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).
O CRIME
O corpo da vítima foi localizado pela mãe por volta das 14h30min da última terça em uma casa na Rua La Paz, na Vila Cerro Azul, Bairro Chácara das Flores. A suspeita é de que o crime teria ocorrido na madrugada de domingo. O corpo dela foi encaminhado para o Posto Médico-Legal (PML), que confirmou que, segundo o laudo, a causa da morte foi traumatismo cranioencefálico.
Morgana era conhecida pelo seu trabalho como líder espiritual na cidade. Ela era mãe de santo e realizava atendimentos na casa onde foi encontrada morta. Ela morava sozinha na residência onde o corpo foi localizado.
CINCO MORTES EM CINCO MESES
O número de crimes contra transexuais em Santa Maria e na Região Central preocupa a comunidade LGBTQI+. No início deste mês, representantes de ONGs e coletivos se reuniram com órgãos públicos para cobrar medidas após os recentes assassinatos.
No primeiro dia de 2020, Selena Peixoto, 37 anos, foi assassinada a tiros em Dilermando de Aguiar. Dois suspeitos do crime foram presos. De acordo com a investigação, um dos suspeitos devia o valor de um cavalo comprado da vítima e ela estaria cobrando a dívida. Selena também era mãe de santo.
Já no dia 12 de dezembro de 2019, Verônica Oliveira foi morta com uma facada. O caso aconteceu na esquina Avenida Borges de Medeiros com a Avenida Presidente Vargas. Segundo as investigações, Verônica foi morta por causa de uma desavença em relação a um programa sexual. Um jovem foi indiciado pelo crime e está na Pesm.
Na madrugada do dia 7 de setembro de 2019, Carolline Dias, 27 anos, foi morta com um tiro nas costas em Santa Maria, também na esquina das avenidas Presidente Vargas e Borges de Medeiros. Uma pessoa foi indiciada pelo crime e está na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).
Em menos de 24 horas, na noite do dia 7, Mana, 37 anos, foi morta a facadas por dois homens. O crime aconteceu na Zona Oeste e a dupla autora também está na Pesm.